Proteína C Reativa: níveis elevados podem indicar inflamações ou infecções
Publicado em 29 de fevereiro de 2024
São vários os fenômenos que ocorrem no nosso corpo quando enfrentamos inflamações e infecções. Um deles é o aumento da concentração de proteína C reativa no sangue.
O que é Proteína C Reativa?
A proteína C reativa, também conhecida pela sigla PCR, é uma substância produzida pelo fígado. Sua função é ajudar a defender o organismo de infecções e outros agravos inflamatórios.Para que serve o exame de Proteína C Reativa?
Quando o nosso corpo enfrenta processos inflamatórios e/ou infecciosos, ocorre um aumento da concentração de proteína C reativa no sangue. Essa elevação da PCR é precoce e pode, inclusive, preceder sintomas clínicos como a febre. Por isso, a dosagem dessa proteína é útil para detectar processos inflamatórios sistêmicos. Geralmente, o exame de proteína C reativa é utilizado para avaliar pacientes com quadros infecciosos ou doenças inflamatórias (tais como as doenças reumáticas).Como o exame é feito?
O exame de proteína C reativa é feito a partir da coleta de sangue e não requer um preparo específico do paciente.Proteína C Reativa alta: o que pode ser?
A proteína C reativa alta pode estar associada a diversas situações de infecções e/ou inflamações, incluindo:- Infecções bacterianas;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Neoplasias;
- Doenças autoimunes (febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo).
